Viver em apartamentos pequenos têm sido cada vez mais comum. Os novos lançamentos de prédios residenciais, em sua grande maioria, varia entre 10m² e 50m² e são sucesso prometido principalmente nas grandes capitais.

Para esses apartamentos terem aconchego e conforto, fiz um compilado de soluções que podem e devem trazer personalidade aos micro espaços e, ao mesmo tempo, serem práticas e funcionais!

Uma grande responsável por acomodar parte dos objetos na casa é a marcenaria. Quando pensamos em um espaço pequeno, é quase impossível não linkar com uma boa ideia de marcenaria, só assim conseguimos dar mais de uma função para o mesmo ambiente ou mobiliário.

Que tal um painel motorizado deslizando pela sua kitnet? O painel permite criar mais de um espaço, dá para assistir televisão, dormir, trabalhar e trocar de roupa apenas com a sua movimentação. É quase uma brincadeira de esconde-esconde.

Nesse apartamento studio de 32m², o projeto de marcenaria foi capaz de acomodar quarto e closet, mascarar a porta do banheiro e também dar efeito de continuidade com a integração da marcenaria da cozinha. 

Além disso, temos aqui uma solução que desmistifica a ideia de que ambientes pequenos não podem ter cores escuras: o PRETO! Não precisamos de tudo branco ou bege; sair da mesmisse na escolha do preto e da madeira na marcenaria deixou o ambiente bastante acolhedor, e a textura desgastada na parede trouxe muita personalidade.

Outra ideia é a integração dos espaços, que acaba sendo inevitável na maioria dos casos de apartamentos pequenos. Nesse apartamento, ter a cozinha, sala de jantar, sala de estar, home office e até uma biblioteca unidos no mesmo m², foi uma maneira de agregar as pessoas e atividades de quem vive ali.

Dá para ver ainda como aproveitar a verticalidade das paredes é importante. Ganchos de parede, estantes, prateleiras acabam ajudando muito na hora de organizar as coisas. Por fim, a ideia de observar e valorizar cada canto do micro espaço, vira uma grande ideia de armazenamento pros objetos terem um devido lugar. Pode ser um maleiro láaa no alto, ou até mesmo aquele espaço embaixo da cama; qualquer um será super útil para organização de um apartamento pequeno!

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel ;-)

Fontes: Batiik.fr, Aptodecoradopequeno.com, Remodelista.com