modernista

Fotos: Haruo Mikami/ Divulgação

Este apartamento amplo com toques modernistas é do arquiteto Clay Rodrigues, do escritório de arquitetura Debaixo do Bloco, que reveza em seu dia a dia entre seu apartamento em São Paulo e este, em Brasília.

Aperte o PLAY para ver os detalhes:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Quais eram seus objetivos e planos no começo do projeto? Eles se cumpriram?

Clay: “Meu principal objetivo era fazer uma reforma que fosse rápida para que me mudasse logo, e que pudesse passar por um segundo momento depois. Para um primeiro momento, fiz algumas mudanças para ter uma integração de ambientes maior, como por exemplo quebrando a parede que separava a sala da cozinha.”

CV: Como o apartamento é pensado para acompanhar seu estilo de vida?

Clay: “O apartamento foi muito pensado para receber pessoas. Um dos motivos de me mudar foi que eu queria receber melhor minha família e meus amigos. Além disso, ter uma vista da cidade era uma questão crucial para mim. Também precisava que o apartamento fosse prático e de fácil manutenção, já que revezo entre uma semana em Brasília e uma semana em São Paulo.”

CV: Como você definiria o estilo do seu apartamento?

Clay: “Eu diria que o estilo é o do meu escritório Debaixo do Bloco, e dentro disso estão englobadas várias coisas. É uma arquitetura modernista, com o minimalismo aplicado de um jeito mais quente. Todos os ambientes tem bastante presença, com muito uso de concreto e de itens que remetem à cultura local. No caso, como é Brasília, temos painéis de concreto e painéis de azulejo. Ou seja, é uma mistura de diversos períodos e designers. Nós gostamos de misturar mobiliários assinados com coisas mais simples, e acreditamos que esse mix é o que cria este estilo, que é o estilo do Debaixo do Bloco.”

CV: Qual seu item favorito do apartamento todo?

Clay: “Os itens de decoração que mais amo são as luminárias, então dá para ver que ao longo do apartamento estão espalhadas várias luminárias diferentes que gosto, sejam elas assinadas ou não. Também tenho muitas obras de arte. Acho que todos esses itens geram emoção, por isso gosto de tê-los no apartamento.”

CV: Quais são suas maiores inspirações para este apartamento?

Clay: “Eu uso muito as referências da própria cidade, Brasília, que é um forte exemplo da arquitetura modernista. Além disso, também me baseei  na arquitetura escandinava, que combina muito com a arquitetura de Brasília e com o prédio, bem brutalista.”

CV: Quais foram as maiores dificuldades para execução do que você queria para o apê?

Clay: “Geralmente com apartamentos mais antigos nós costumamos lidar com surpresas, como vigas, pilares ou colunas de tubulação descobertas durante o processo. Mas neste apartamento eu tive poucos problemas estruturais. O maior desafio, na verdade, foi achar cerâmica antiga.”

CV: O que você acha mais interessante no prédio em que o apartamento está?

Clay: “A integração com a natureza, que foi algo que o Lúcio Costa, urbanista que projetou Brasília, pensou baseado em coordenadas do modernismo que defendem a ideia de morar numa cidade jardim. Dessa forma, toda janela do apartamento tem acesso ao verde.”

modernistamodernistamodernistamodernistamodernistamodernistamodernistamodernista