01 2014

Antiga, Mas Bem Conservada

29 jan, 2014 |

Não é todo dia que a gente encontra uma casa do século 18 conservada perfeitamente, né? Essa construção, que fica em uma região que costumava ser uma aldeia medieval na Catalunha, foi totalmente restaurada por sua atual proprietária, que levou em consideração cada detalhe da arquitetura original. A moradora é professora de arte em Barcelona, por isso sabia do valor desses elementos que por pouco não foram apagados pelo tempo. Com a ajuda de uma equipe de arquitetos e um decorador, ela não só reformou a estrutura original, como também acrescentou "anexos" que parecem ter estado ali a vida toda.
O terraço privativo próximo ao quarto, por exemplo, nem existia na planta original. Assim como o pátio interno – que agora tem piso de pedriscos e espécies frutíferas. O segredo para essa restauração ter dado certo? A gente revela: o respeito pelo passado e o uso de materiais e revestimentos reciclados, como madeira de demolição e tijolos reutilizados, por exemplo.

Bom, se você achava que a sua casa estava velhinha demais, mas que encarar uma obra era algo impossível, lembre-se dessa história bem-sucedida para se inspirar e enfrentar a reforma sem medo.

Fotos via El Mueble