A busca por praticidade e modernidade levou a jornalista Nathália Duarte a enxergar o concreto como o revestimento ideal para o seu apartamento. Quem a ajudou nesse processo foi a arquiteta Teresa Mascaro, que sugeriu o uso do material para criar um visual harmônico, atual e despojado, do jeitinho que os moradores desejavam.

Como contei na primeira parte deste Open House, produzido em parceria com a Votorantim Cimentos, ela iria se mudar com o marido e o filho para o imóvel que comprou dos próprios pais e onde já havia morado anteriormente. Conhecendo bem os ambientes, sabia de todos os prós e contras do apê: apesar de ser espaçoso e com luz natural abundante, ele tinha uma configuração antiquada, com muitas paredes e teto rebaixado, características que não a agradavam. A Teresa encarregou-se de renovar o layout completamente sugerindo a integração dos ambientes sociais e o uso do concreto como principal elemento.

Além do piso e dos cobogós que separam o home theater no home office, o concreto também foi parar na cozinha, um dos ambientes mais charmosos do projeto – e com certeza, um dos mais utilizados pela Nathália. Anfitriã assídua, desejava que os ambientes do living se comunicassem, enfatizando o clima de receber e o convívio entre todos no dia a dia também. O espaço completamente aberto para as salas de estar e jantar ganhou uma ilha com cooktop e balção para refeições, um verdadeiro convite à convivência: enquanto ela prepara as refeições, pode bater um papo com o marido e o filho ou com seus convidados.

Para quebrar a sobriedade do entorno todo branco e cinza e deixar o ambiente mais acolhedor, a arquiteta resolveu brincar com alguns pontos de cor. Na cozinha, a marcenaria ganhou portas e prateleiras em um tom de vinho fechado, enquanto a cristaleira recebeu detalhes em azul. O mesmo azul também foi utilizado no ladrilho da varanda e no lavabo, garantindo uniformidade ao projeto.  Aliás, foi no lavabo que a Nathália resolveu colocar os porta-velas de concreto que eu fiz especialmente para o apê dela – o passo a passo está no vídeo junto com a entrevista. Dá só uma olhadinha: 

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Fotos: Rafael Renzo