05 2016

Maicon Antoniolli Na Casa Cor 2016

27 maio, 2016 |

Inspirado pelo tema da mostra deste ano: Celebrar, o arquiteto Maicon Antoniolli buscou estabelecer no projeto diálogos entre o presente e o passado, num espaço fluído e elegante. 

O Ambulatório do Jockey é uma edificação tombada, projetada entre os anos de 1935 e 1941. Assim, devido ao seu valor histórico, uma das premissas adotadas no seu projeto é a valorização de sua arquitetura. Para alcançar este efeito, optou por utilizar apenas dois materiais como base para o projeto: o Concreto Aparente e o Compensado Naval (madeira clara). Essa escolha serviu para criar uma marcação evidenciando o que é a arquitetura da edificação e sua intervenção com o projeto de interiores. 

O revestimento em compensado naval evoca a sensação de estar em um contêiner/caixa sendo transportados para algum lugar. As bases neutras propõem a criação de um conceito “high low” com a mobília e as obras de arte. Materiais simples convivendo com um conteúdo precioso. 

O arquiteto também buscou estabelecer um diálogo de dois tempos com as peças escolhidas, assim as obras de arte expostas contracenam com o mobiliário que mescla peças dos anos 40 a 70. Este mix se complementa em cores, materiais e formas e resgata a história de cada peça, criando uma narrativa. 

A geometria do espaço, em formato de “T”, permite que o projeto seja descoberto aos poucos, de acordo com o percurso dos visitantes e contempla os itens necessários de acessibilidade, com fluidez e elegância. 

CONFIRA TAMBÉM AQUI O PROJETO DO NILDO JOSÉ NA CASA COR 2016.


QUER ENVIAR SEUS PROJETOS PARA O CASA DE VALENTINA? É FÁCIL, CLIQUE AQUI E PREENCHA O FORMULÁRIO INICIAL.