Outro dia eu estava passeando pelo Pinterest (um dos meus passatempos favoritos rsss) e me deparei com essas luminárias de Rattan simplesmente maravilhosas! Óbvio que comecei uma imersão no assunto e resolvi dividir aqui os modelos e referências que mais gostei ;-)

O rattan é uma fibra natural que vem da palmeira Calamos Rotang, nativa nos países da Ásia e Oceania. Como todo bom material vindo da natureza, o rattan é sustentável, resistente e flexível, tornando o manuseio bem prático na hora de trabalhar.

Com rattan nas mãos, a criatividade pode ir longe tanto na variedade de peças, quanto nos formatos e desenhos; é possível criar cadeiras, cestos, sousplats, móveis e por aí vai! Mas como o assunto hoje é iluminação, vou focar nas luminárias e pendentes que encontrei. O interessante da fibra é que ela se encaixa em muitos tipos de décor, dá para ir além do rústico e do praiano, onde o uso é mais comum, e contrastar o elemento decorativo em ambientes mais modernos e clássicos.

A cor natural do rattan já é linda, porém dá para personalizar a peça pintando de outras cores ou envernizando, não tem regras. Além disso, ele funciona super em vários espaços; um mix de formatos percorrendo a mesa de jantar, um pendente no quarto, uma luminária de piso na sala… Mais prático impossível!

Na hora da manutenção da peça em rattan, é importante em caso de áreas externas, não deixar muito exposta ao sol e à chuva, nessa hora o verniz ou manter a peça sob alguma cobertura vai bem. A limpeza é simples, apenas com pano seco e, em casos mais extremos de sujeiras ou manchas, um pano com água e sabão neutro fará o serviço, só não esquecer de secar depois.

Bom, agora vamos à algumas referências que separei! Morri com essas luminárias kkkkk

Imagens: Pinterest.com