De Cair O Queixo!

Home  /  Projetos  / De Cair O Queixo!
07 2016

De Cair O Queixo!

29 jul, 2016 |

contemporaneo 2

Construída em 1939 no alto de uma ladeira e ao lado uma pedreira, a casa original era toda compartimentada e ganhou vários “puxadinhos” ao longo do tempo. Coube às arquitetas Roberta Moura, Paula Faria e Luciana Mambrini planejar uma reforma completa, começando pela fachada. O trio manteve só a volumetria original do sobrado e sua estrutura de dois pavimentos.

contemporaneo 1 contemporaneo 0 contemporaneo 4

Após as intervenções, o teto original inclinado (com telhas aparentes) tornou-se reto, a planta original toda compartimentada foi modificada para dar lugar a cômodos mais amplos, os puxadinhos incorporados ao longo do tempo foram eliminados e as janelas e portas foram substituídas por grandes esquadrias de alumínio grafite para permitir melhor integração com a área externa. A escada original em caracol foi substituída por uma nova, com estrutura de ferro, pintada com tinta epóxi na cor azul.

contemporaneo 5 contemporaneo 6 contemporaneo 9

Desde o início o casal deixou claro que queria uma moradia compacta e prática, que não exigisse muita manutenção. O casal também pediu uma residência com mais transparência, cômodos mais amplos, menos paredes e mais vista, além de uma fachada com bastante vidro para deixar a área externa sempre ao alcance dos olhos. 

contemporaneo 10 contemporaneo 12 contemporaneo 14

A sala de estar e jantar, cozinha e dois quartos, sendo uma suíte com closet, totalizando 170m2. É onde se concentra a rotina da família. Os revestimentos do andar de baixo foram repetidos aqui: piso em placas de taquinhos de cumaru paginados como tabuleiro de dama e parede ao fundo revestida em tijolinhos maciços.

O estar se liga à área externa através de dois grandes vãos, fechados com esquadrias deslizantes de alumínio grafite e vidro transparente.   Na área externa a principal intervenção foi o rebaixamento da piscina, que ficava 1m acima do nível da do estar. O terraço ao redor da piscina ganhou piso novo em placas cimentícias, além de um muro baixo de pedra recheado de temperos. 

contemporaneo 16 contemporaneo 17 contemporaneo 19Projetos-cadastre-se

Profissional:

2016-12-02T10:50:43-02:0029, julho|Tags: , , , |

3 Comentários

  1. José julho 22, 2017 at 1:39 pm- Responder

    Muito bacana! A pintura epóxi é realmente muito boa fora todos os detalhes, realmente impressionante.

  2. Adriana janeiro 30, 2018 at 11:51 am- Responder

    Olá!! Da onde são as cadeiras de madeira da mesa redonda com estofado em couro?

    Obrigada!!

    bjs

Deixar um comentário

Ir ao Topo