A gente sempre fala que a iluminação é um dos elementos mais importantes de um projeto de decoração. É ela que vai criar a atmosfera do lugar, se é mais intimista, se é mais objetiva… Mas existe um pequeno detalhe que também fica no teto e que pode causar um grande impacto: as rosetas de gesso. Antigamente elas estavam presentes na maioria das casas, arrematando o ponto de luz com suas formas que imitam flores estilizadas. Mas a origem desse elemento arquitetônico é bem mais distante do que a gente pensa. Elas surgiram na Mesopotâmia, depois foram usadas na Grécia Antiga e também na Ásia Central, entre muitos outros lugares e épocas.

Apesar de as rosetas terem sido difundidas no mundo contemporâneo como um complemento das molduras de teto, o gesso na verdade é só mais uma das matérias-primas que podem servir para a fabricação dessas peças. Elas também podem ser esculpidas em madeira ou mesmo feitas de poliestireno – nas versões mais modernas, pois são leves e baratas.

Hoje em dia, o legal é usar as rosetas em um projeto bem descolado, criando um contraste entre estilos. Ou quem sabe pintar o teto (e elas também), com uma cor inesperada, como o cinza. Ah, e ainda tem gente que aplica as peças na parede, formando uma textura surpreendente. Mas independente da sua preferência, vale apostar nesse detalhe para deixar a decoração ainda mais bacana.r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r

Fotos via Pinterest | Casa Vogue | NY Times | The Designer Pad