09 2014

Open House | Isabella Blanco

26 set, 2014 |

 

A magnífica casa com ares da Toscana esconde em seu interior a alma artística de sua proprietária, a designer de joias Isabella Blanco. Rodeada pela natureza, a morada de 850 m² abriga sem esforços as diversas coleções de antiguidades garimpadas mundo a fora pela designer, sempre na companhia do marido, o publicitário Luiz Casali, e do filho Guilherme. Transbordando personalidade e elegância, esse é um lar verdadeiramente construído de histórias e lembranças.

MISTURANDO ÉPOCAS E ESTILOS, A CASA CONTA HISTÓRIAS ATRAVÉS DE SUA DECORAÇÃO.

“Morávamos num apartamento no Brooklin, em São Paulo, e queríamos viver em um local mais tranquilo, com área verde e maior segurança”, lembra Isabella. Foi então que optaram em construir a casa dos sonhos distante da loucura da cidade, em meio à belíssima paisagem da Granja Vianna. Para atender ao estilo informal e gregário da família, o projeto foi idealizado ao redor de um boteco: “É lá que fazemos nossas refeições, recebemos os amigos ou organizamos nossas festas”, explica.

 

Decoração de: Fachada; Janela lavanda; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; portão lavanda; Casa de ValentinaDecoração de: Hall; composição de quadros; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; coleção de garrafas; Casa de ValentinaDecoração de: Copa; bar; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; pendurador antigo de madeira; Casa de Valentina

 

A decoração mistura o estilo clássico com toques contemporâneos, moldada diariamente a cada nova peça acrescentada à coleção com a ajuda da designer de interiores Estela Marquezi. “Ela nos acompanha há muitos anos em todos os nossos projetos, sejam comerciais ou residenciais. Nossa sinergia com ela é perfeita, o que torna o processo de decoração sempre muito divertido e gratificante”, comenta. Em um dos lavabos, as estantes com jeito de móveis antigos de farmácia foram especialmente desenhadas por Estela para comportar a preciosa coleção de perfumeiros artísticos de sua cliente.

 

A paixão pelo vintage aparece em todos os cômodos da casa, com peças adquiridas em leilões, antiquários e vendas de garagem, no estilo “Família vende tudo” compondo cada um de seus cantos. Logo no hall de entrada, está um dos achados mais grandiosos de Isabella, que tem espaço especial em seu coração e em sua morada. O primoroso lustre de Murano do século XIX encontrou seu lugar ideal na estrutura de pé-direito alto, especialmente prevista para abrigá-lo. Originalmente a gás, mas adaptado para energia elétrica, foi comprado em um antiquário no Rio de Janeiro quando a casa ainda estava em construção.

 

Decoração de: Sala de estar; mesa de centro de vidro; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar; piano de cauda; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; fachada coral; Casa de Valentina

 

Não há dúvidas que o grande protagonista da sala de estar é piano de cauda. Influenciada pela mãe, Isabella estudou piano na infância, mas quando jovem desistiu de praticar. Depois de um tempo a paixão pelo instrumento foi renovada e hoje, passa deliciosos e tranquilos momentos tocando suas músicas prediletas. A designer de joias também gosta de se refugiar em seu ateliê, onde guarda todo o seu acervo e cria novas peças para a sua marca no silêncio da noite. Seu trabalho, assim como a sua morada, reflete esse seu fascínio pela beleza e história de outros tempos, produzindo novas joias a partir de peças antigas que vão do período Vitoriano ao Art Déco.

 

Com esse espírito colecionador, o décor está em constante adaptação, com novos objetos adicionados em diferentes cômodos. Além disso, Isabella confessa que costuma fazer algumas mudanças relativamente grandes de tempos em tempos: “A casa passa por pintura a cada cinco anos. Troco as cortinas, revestimentos de sofás e poltronas a cada cinco anos também. Costumo realocar os móveis a cada ano e substituo objetos constantemente”, detalha. Dessa maneira mantém seu lar sempre vivo e em constante evolução.

 

Decoração de: Quarto de casal; almofadas lilás; Casa de ValentinaDecoração de: Quarto de solteiro; Casa de ValentinaDecoração de: Home office; estante de nichos; Casa de ValentinaDecoração de: Closet; home office integrado; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; mesa de trabalho; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; joia antiga; Casa de Valentina

 

“Por ser uma pessoa curiosa, sempre buscando novas experiências e querendo aprender mais e mais, minha casa acaba refletindo essa minha característica através das coleções que venho formando ao longo de minha vida. Sempre cabe mais um objeto com história em minha casa”, finaliza.

 

Linda morada, né? Não esqueça de espiar mais fotos da casa da Isa na galeria abaixo! Aproveite também para conferir os produtos preferidos dela AQUI!

 

Fotos: Julia Ribeiro