08 2014

Open House | Cláudio Brandi

25 ago, 2014 |

 

Uma casa viva precisa criar histórias e reunir lembranças especiais. É assim que o corretor de seguros Cláudio Brandi define o estilo de sua morada, composta por peças de valor sentimental que refletem a sua personalidade e enumeram vivencias. “Posso dizer que a minha casa tem meu passado, meu presente e meu futuro. Toda a decoração tem um porquê, nada foi colocado simplesmente para decorar. Cada pedaço da casa, objeto ou móvel tem um motivo ou significado”, revela.

OBJETOS DE FAMÍLIA E GARIMPADOS DURANTE OS ANOS TRAZEM CHARME E AUTENTICIDADE AO APÊ.

 A localização teve um papel fundamental para a escolha do imóvel, que e fica em Pinheiros, próximo as regiões para onde todo o trabalho de Cláudio está voltado. Porém, a comodidade que o bairro oferece – além de ser um local cercado pela natureza – conquistou o coração do morador, que participa no dia a dia das atividades e usufrui dos serviços locais. “Posso fazer inúmeras coisas de metrô e a pé e tenho tudo ao meu dispor: restaurantes, cinemas, teatros, padarias, bares… É excelente!!”, afirma.

 

Decoração de; sala de estar; acabamento industrial; Casa de ValentinaDecoração de; Cozinha; luminária pendente vermelha; Casa de ValentinaDecoração de; sala de estar; sofá bege; Casa de ValentinaDecoração de; Detalhes; mesa de centro; Casa de ValentinaDecoração de; Sala de estar; rack de cimento com porta amarela; Casa de ValentinaDecoração de; detalhes; vitrola; Casa de Valentina

 

Antes de começar a transformação do apartamento,  Cláudio saiu em busca do arquiteto ideal para desenvolver o projeto, que entendesse suas vontades e partilhasse gostos e estilo. Foi assim que Vitor Penha entrou em cena e passou a comandar a reforma, a começar pela distribuição dos espaços e a integração do home office com a área social. Essa foi a solução encontrada para resolver o principal dilema do proprietário, que trabalha em casa e costumava passar o dia todo confinado dentro de um dos quartos.

 

Apesar de trabalhoso, Cláudio se divertiu muito com o processo, principalmente quando chegou a vez de decorar o futuro lar. “É a parte mais gostosa da reforma!”, conta.  Peças colecionadas durante anos e novas aquisições dividem os espaços com muita naturalidade, parecendo pertencer há tempos ao apartamento  e dispensando a necessidade de mudanças constantes: “Não costumo mexer na decoração com frequência. Mudo muito pouco, pois os móveis e objetos estão perfeito nos seus lugares, parecem que nasceram para estar ali”, confessa.

 

Decoração de; sala de estar; mesa de trabalho retrô; Casa de ValentinaDecoração de; Lavabo; ladrilho hidráulico; Casa de ValentinaDecoração de; Detalhes; Pia antiga; Casa de ValentinaDecoração de:  - banner 01Decoração de; Home Office; armário azul; Casa de ValentinaDecoração de; Detalhes; objetos vintage; Casa de Valentina

 

Criatividade é o que não falta no apê que, com cerca de 58 m2, precisava de cômodos otimizados. Um exemplo é o antigo banheiro transformado em lavabo e despensa. Sem a necessidade de um segundo banheiro completo, ele foi totalmente adaptado, reservando apenas o espaço essencial para o vaso sanitário.  A pia – antiga e de Ágata – foi garimpada em uma loja de restauro e antiguidades no interior de Belo Horizonte e incorporada com muita graça ao living, contribuindo com o clima descontraído e divertido do apê.

 

E meio a tantos detalhes lúdicos e pessoais, não poderia faltar espaço para a música, uma das paixões de Cláudio. Referências estão por todos os cantos: na vitrola sobre o rack da sala, no grande e colorido quadro de um jazzista ao lado do sofá e em seus cavaquinhos que acabaram se transformando também em peças decorativas. Aliás, o instrumento faz parte de um ritual que sintetiza o significado de uma casa viva: “A primeira coisa que faço quando chego em casa é tirar os sapatos. Tomo um banho, ligo o som ou a televisão, sento no sofá, ou simplesmente, pego meu cavaquinho e fico tocando”.

 

Decoração de; Quarto de casal; fotgrafia; Casa de ValentinaDecoração de; Detalhes; telefones antigos; Casa de ValentinaDecoração de; quarto de casal; cortina como porta; Casa de ValentinaDecoração de; detalhes; placas; Casa de ValentinaDecoração de; Detalhes; quadro figurativo; Casa de Valentina

 

Gostou e quer espiar mais um pouquinho esse apê único? Então veja mais detalhes do na galeria abaixo.

 

 

Fotos: Julia Ribeiro