O que esperar da casa de uma das arquitetas e designers de interiores mais celebradas do país? Nada mais do que bom gosto e sofisticação, não é verdade? Pois o lar da Brunete Fraccaroli é assim e ainda transmite a mesma vivacidade de sua moradora, sempre leve e alegre. Composto em tons de branco e prateado, com eventuais pinceladas azuis e superfícies espelhadas, o apartamento de 220 m² fica localizado no bairro Jardim Paulista, em São Paulo. No entanto, sua característica verdadeiramente luxuosa está além dos móveis assinados e dos objetos de desejo que compõem os ambientes. Tem a ver com qualidade de vida, já que a designer decidiu morar no prédio em frente ao seu escritório.

AS COPAS DAS ÁRVORES NA JANELA PARECEM UM JARDIM PARTICULAR.

Como não poderia deixar de ser, o encontro de Brunete com o lar atual foi fruto dos acasos do seu trabalho: “Fui visitar uma obra de uma cliente nessa mesma rua e me deparei com o prédio em construção. Era meu aniversário e eu pensei: ‘quer saber? Eu vou comprá-lo de presente para mim!’. Fui lá, dei entrada, assinei a papelada… Foi uma pancada!”, relembra com bom humor. A decisão impulsiva, no entanto, não ia de encontro com a economia incerta daquela época e a recém-proprietária precisou esperar pacientemente enquanto juntava dinheiro para a reforma. “Levou 13 anos e foi uma luta muito grande para conseguir mantê-lo. Muitas vezes eu tentei desistir”, conta.

 

Decoração de: Detalhes; parede prateada; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar; sofá branco; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; tou art branco; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; coleção de toy art; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar; vaso prateado; Casa de Valentina

 

Como a designer comprou o imóvel na planta, pediu que ele fosse entregue sem nenhum acabamento, além de ter a possibilidade e modificar o layout no decorrer da obra: “Eu fiz do meu jeito e ele ficou com a minha cara!”, comenta. O projeto contava apenas com a parte de arquitetura, enquanto a decoração foi tratada de uma forma orgânica, em constante adaptação e sem pressa para ser finalizada. “Eu nunca tinha tempo para decorar a minha casa! Eu fui agregando peças, juntando um monte de objetos legais, móveis que escolhia para os clientes e eles não gostavam. Foi tudo aos poucos, ao longo desses 15 anos. E agora eu tenho um apartamento que é muito louco, que tem de tudo um pouco, e nada planejado”, explica.

 

Decoração de: Sala de estar; portonas estofadas brancas com braço de metal; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; taça com pés de galinha; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; escultura de caveira transparente; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estarDecoração de: Detalhes; Poltrona Irmãos Campana; Casa de Valentina

 

Aliás, um de seus maiores achados foi fruto de um garimpo para um cliente: “Ele veio ao escritório provar a cadeira de bichinhos de pelúcia dos Irmãos Campana. A minha filha era pequena e, quando viu, fez um escândalo porque queria uma igual! No final, eu acabei comprando a cadeira, que hoje se tornou um objeto de desejo e vale muito mais”, comemora.

 

Decoração de: Sala de estar; estante espelhada; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar; poltrona barcelona; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; coleção de garrafas; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; leopardo preto; Casa de Valentina

 

A arquiteta é uma adepta assumidíssima do empurra empurra de móveis pela casa e não tem medo algum de mudar peças de lugar. Quando morava em seu antigo apartamento, a prática era diária e se tornou até uma diversão para sua filha – e um problema de coluna para Brunete, que mesmo assim não se cansa: “adoro empurrar sofá!”, brinca. O layout integrado do living favorece essas pequenas intervenções, assim como o entorno neutro e claro, que cria uma atmosfera calma e muito relaxante. Para quebrar o look branco-total, a designer resolveu ousar: “Pintei as paredes de prateado com tinta de portão! A casa é prata há 15 anos, a pintura nunca descascou e hoje estão usando muito cinzas e pratas nas paredes”, conta. Todos esses pequenos detalhes feitos com o passar do tempo resultaram em ambientes propícios para o relaxamento, onde a moradora recarrega a bateria. Adepta do Feng Shui sempre tira os sapatos ao entrar em casa: “Eu acredito nas energias, nas coisas boas que a gente pode trazer para dentro de casa, mas somente as boas! Então, deixo o ruim para fora”, finaliza.

 

Decoração de: Detalhes; espelhos venezianos azuis; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de jantar; relógio grande de parede; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; coleção de barbies; Casa de Valentina Decoração de: Detalhes; estátua de cachorro; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de jantar; fotografia Tuca Reinés; Casa de Valentina

 

O lar da Brunete não poderia ser mais glamuroso, não é?? Adoramos!! Assista ao vídeo que produzimos e veja mais fotos na galeria abaixo. Ahhh, e não deixe de conferir a seleção de produtos feita pela designer AQUI.

 

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

 

Fotos: Julia Ribeiro | Vídeo: Carol Colesanti