11 2014

Open House | Alessandro Bergamin

17 nov, 2014 |

 

Com vista para as ruas arborizadas e tranquilas de Higienópolis, em São Paulo, o antigo apartamento de 140 m² abriga memórias de uma família em crescimento. É ali que o arquiteto e designer de interiores Alessandro Bergamin construiu o seu lar, ao lado da engenheira civil Duda Gottardi e do filho Pedro.

AS FACILIDADES E BELEZAS DA REGIÃO CONQUISTARAM DE VEZ OS NOVOS MORADORES.

O imóvel foi herdado da família de Duda e tinha todas as qualidades que procuravam para o início da vida a dois. Além de amplo e bem distribuído, tem localização privilegiada, perto de todos os tipos de serviços, que acabam sendo a desculpa perfeita para pequenos passeios a pé pelo bairro. Aliás, essa é uma característica da região que atraiu Alessandro desde o início, por permitir um estilo de vida mais leve mesmo tão próximo de algumas das avenidas mais movimentadas da cidade.  

 

Decoração de: Sala de estar; sofá vintage bege; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar; tapete listrado azl marinho; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; fotografia Sebastião Salgado; Casa de ValentinaDecoração de: Home office; cadeira com encosto e rodízio; Casa de Valentina

 

O ditado “casa de ferreiro, espeto de pau” definitivamente não se aplica na decoração desse lar, já que o Alessandro colocou a mão na massa de verdade. Ele e a Duda projetaram cada espaço vazio do imóvel, que acabaram cobertos de histórias e recordações. “O processo foi aos poucos, com peças de família, garimpadas e compradas ao longo do tempo”, conta. Esse desprendimento com um resultado imediato fez nascer uma estética particular, que mistura peças contemporâneas com objetos sentimentais, como o cavalinho de madeira da infância de Alessandro que hoje tem lugar cativo na sala de estar.

 

Decoração de: Home office; quadro de cocar; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de jantar; tapete cubista; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de jantar; lustre pendente com cúpulas; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; retrato de família; Casa de Valentina

 

O mix de referências acabou trazendo ao apê um clima étnico, que aparece desde os cocares expostos na parede sobre a mesa de trabalho às estampas que percorrem todos os cômodos. As parede transformadas em galerias também evidenciam a vocação eclética do ambiente, com fotografias antigas de parentes e obras de fotógrafos renomados, como Sebastião Salgado, dividindo o mesmo espaço. Com certeza, esse estilo sem preconceitos faz parte da personalidade criativa e saudosista do Alessandro, tanto que pode ser visto também na variedade de móveis e objetos que compõem a sua loja, a Studio Bergamin.

 

Decoração de: Sala de estar; sofá bege listrado; Casa de Valentina
Decoração de: Detalhes; cristais; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; avalo de madeira vintage; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; cabeça de tigre inflável; Casa de ValentinaDecoração de: Quarto de casal; papel de parede geométrico; Casa de ValentinaDecoração de: Quarto de casal; cabeceira estofada bege; Casa de Valentina

 

Estilo é o que não falta nesse apê, né? Então que tal dar mais uma olhadinha em todos os detalhes na nossa galeria abaixo? Além disso, não deixe de conferir a seleção de produtos feita pelo Alessandro AQUI!
 

Fotos: Julia Ribeiro