Grande, pequena, retangular, redonda… Independente do modelo, toda mesa de jantar merece o charme de um bom arranjo central. Tradicionalmente, um centro de mesa deve vir acompanhado de flores ou até mesmo frutas, mas como a decoração se torna mais e mais democrática a cada dia, um pouquinho de criatividade na hora de usa-lo é sempre bem-vinda. Quer descobrir outras maneiras de composição utilizando diferentes acessórios decorativos? Então vem com a gente.

 

Decoração de: Detalhes; cadeira estofada verde; Casa de Valentina

 

Antes de começar a decoração, é preciso prestar atenção ao tamanho e formato da sua mesa. Um modelo redondo e pequeno, por exemplo, comporta melhor objetos mais baixos, como pequenos vasos, bandejas e pratos largos. Já as mesas maiores são mais versáteis nesse sentido. Peças grandes e altas estão liberadas, assim como as menores quando usadas em uma composição de vários itens – um único vaso pequeno e baixo sobre uma mesa muito grande não vai deixar o visual muito equilibrado, né?

 

Decoração de: Sala de jantar; mesa redonda branca; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de jantar; cadeira preta com braço; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de jantar; centro de mesa de prata; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de jantar; tela abstrata azul; Casa de Valentina

 

Apesar do termo "centro de mesa" implicar que o arranjo esteja no meio dela, nada te impede de desconstruir essa ideia e enfeitar uma das extremidades de uma mesa retangular. Essa é para os mais ousados, mas garanto que o resultado inusitado vai chamar bastante atenção dos visitantes.

 

Decoração de: Detalhes; parede rosa; Casa de ValentinaDecoração de: Cozinha integrada; vasos de cerâmica; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; centro de mesa de madeira; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de jantar; centro de mesa de cerâmica; Casa de Valentina

 

Arranjos de flores como centro de mesa enchem a casa de cor e alegria. Porém, eles demandam uma manutenção constante por durarem muito pouco. Uma alternativa igualmente impactante e de vida longa são os vasos de cactos e suculentas. Eles estão super em alta hoje em dia, são ótimas plantas para os ambientes internos e, é claro, têm um charme todo especial. O legal é replantá-las em uma peça grande e baixa ou então juntar vários vasinhos sobre uma bandeja.

 

Decoração de: Sala de jantar; lustre pendente de cristal; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; terrário; Casa de Valentina

 

Outra ideia que anda bombando no décor de detalhes é a utilização de um vaso simples, muitas vezes transparentes, adornado com apenas alguns galhos ou folhagens grandes, como a de costela-de-adão. O resultado é clean e muito elegante. Vale experimentar!

 

Decoração de: Sala de jantar; vaso grande e redondo; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de jantar; cadeira azul; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de jantar; vaso dourado; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; pote de vidro; Casa de Valentina

 

Aos práticos, esqueça as flores, frutas e plantas… Utilize os centros de mesa como lindas esculturas. Escolha peças diferentes, que tenham um design interessante e que imprimam um pouco de cor e textura ao ambiente.

 

Decoração de: Decoração de: Detalhes; travessa verde; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de jantar; centros de mesa de murano; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de jantar; escultura prateada; Casa de ValentinaDecoração de:

 

Agora que você já descobriu como incrementar o seu centro de mesa, que tal garimpar um pouquinho?

 

Decoração de:

Pinterest | Planete Deco | Domaine Home | SF Girl by Bay| Homeadore | DecouvrirDesign | Nicety | Flickr