Instalada em um dos principais símbolos da cidade de São Paulo, na Oca do Parque Ibirapuera, a quarta edição da Mostra Black veio sacudir mais uma vez o mundo do design, décor, arquitetura e paisagismo com uma boa dose de boas ideias e novos conceitos. Para 2015, o evento – um dos principais do Brasil – conta com 15 ambientes projetados por alguns dos melhores profissionais da área e novos talentos também, todos eles convidados pela curadoria da Mostra. Com algumas novidades, como um ciclo de palestras que ocupará o auditório da Oca durante todo o evento, ela acontece até 21 de junho – imperdível, hein!

 

Bateu aquela curiosidade, não é? Então aqui vai um gostinho da Mostra Black 2015:

 

DÉBORA AGUIAR

 

A interessante mistura de metais nobres com texturas aconchegantes e suaves ao toque – como a camurça, o couro e a seda – resultou em um ambiente refinado e, ao mesmo tempo, superconfortável. Débora Aguiar chama-o de Refúgio Urbano, e não é por menos, já que a casa foi idealizada para abrigar um casal de moradores sofisticado que gosta de viajar, colecionar arte, de estar em dia com as novidades tecnológicas e receber os amigos – tudo isso de forma natural e sem excessos.

 

Fotos: Bruno Conti

 

Decoração de: Sala de estar; biombo dourado; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de jantar; lustre de cristal; Casa de Valentina

 

JOÃO ARMENTANO

 

Para criar um ambiente intimista e acolhedor, João Armentano deixou de lado os ângulos retos e apostou em paredes ovaladas e móveis de desenho curvilíneo. Para intensificar a proposta e trazer à tona o seu lado moderno e sofisticado, o profissional optou pelo mix: de peças de diferentes épocas e de materiais e texturas. As obras de arte de tons claros contrapõem de maneira equilibrada o predominante escuro do painel, formando pontos de luz.

 

Fotos: Bruno Conti

 

Decoração de: Sala de estar; sofá amarelo; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar; painel preto de madeira; Casa de Valentina

 

JULIANA VASCONCELLOS

 

Com leve inspiração futurista dos anos 70, o ambiente de base neutra desenvolvido por Juliana Vasconcellos invoca a sensualidade e o tropicalismo por meio de curvas sinuosas e orgânicas presentes no mobiliário e na estrutura do espaço. A arquiteta e seu sócio, Matheus Barreto, desenvolveram móveis especialmente para o evento, seguindo a risca os conceitos de simplicidade e sofisticação. O revestimento de parede ajuda a destacar o ambiente, assim com a iluminação técnica assinada pela DUOLUX.

 

Fotos: Bruno Conti

 

Decoração de: Sala de estar; parede rosa clara; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar; sofá retrô; Casa de Valentina

 

MARCELO BORGES E ARTHUR ATHAYDE

 

Chinoiserie, neoclássico, art déco, moderno… Esses foram alguns dos estilos que serviram de inspiração para o projeto da dupla de arquitetos Marcelo Boerges e Arthur Athaide. A proposta, que trabalha muito bem os excessos, imprime um refinamento cheio de personalidade. Quadros exuberantes tomam as paredes, que foram revestidas com papel de parede escuro e brocado. Um lustre de cristal voluptuoso do séc. XVIII da Baccarat valoriza o glamour e ajuda a criar o cenário dramático de luxo over-the-top.

 

Fotos: Bruno Conti

 

Decoração de: Sala de estar; teto vermelho; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de jantar; lustre pendente de cristal; Casa de Valentina

 

MAXIMILIANO CROVATO

 

A proposta do arquiteto foi trazer um perfume de anos 1970 a um ambiente absolutamente contemporâneo, com a ajuda de obras de arte, cores marcantes e texturas usadas na época. Os tons de rosa, presentes tanto nos revestimentos, quanto no mobiliário, são complementados pelo o piso café com leite de borda fendi, que se une ao linho na mesma cor em todas as paredes. O toque extravagante fica por conta dos acabamentos brilhantes de objetos, como os abajures, do pavão azul e das esculturas que complementam o visual.

 

Fotos: Romulo Fialdini

 

Decoração de: Sala de estar; sofá rosa; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; obras de arte e esculturas; Casa de Valentina

 

ROBERTO MIGOTTO

 

O contraste entre o entorno escuro com o mobiliário claro traz à tona a dramaticidade no espaço proposto por Roberto Migotto. O ambiente conta com uma parede escultórica em estuque cinza feita em gesso, cal e água, que divide o living e a sala de jantar. Seguindo a curvatura da parede, o profissional elegeu um sofá também curvo, além de criar uma sanca de gesso redonda que é espelhada no tapete logo abaixo. O ambiente foi completamente revestido em papel verde-petróleo e ganhou uma parede de fundo com cortina de veludo.

 

Fotos: Bruno Conti

 

Decoração de: Sala de estar; parede azul; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de jantar; cortinas verdes; Casa de Valentina

 

SUITE ARQUITETOS

 

Carolina Mauro, Daniela Frugiuele e Filipe Troncon, da Suite Arquitetos, pensaram em um espaço que dialoga com as tendências contemporâneas. A começar pela metragem – apenas 60m² – que se desdobra em vários ambientes integrados. Apesar de compacto o Apartamento Black não deixa a desejar no quesito luxo e sofisticação, trabalhado de maneira contemporânea e inovadora. Móveis desenhados pelo próprio escritório, objetos e obras de arte ganham destaque no entorno de cores sóbrias.

 

Foto: Ricardo Bassetti

 

Decoração de: Sala de estar; biombo dourado; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; cortinas beges; Casa de ValentinaDecoração de:

Fotos: Bruno Conti | Romulo Fialdini | Ricardo Bassetti