Costumamos ter a impressão de que um jardim exuberante precisa de muitas flores e cores, não é? É claro que espécies floridas são lindas, mas um paisagismo monocromático e feito só com folhagens também pode ser incrível. A prova está no projeto abaixo, realizado pelo escritório Rees Roberts + Partners, de Nova York. (Quem reconhece a foto do nosso Instagram?).

 

A construção é uma típica townhouse nova-iorquina, então são três andares e mais uma cobertura – que também ganhou um terraço com gramado. Mas é claro que as ideias podem ser adaptadas a projetos brasileiros.

 

 

Nos fundos do terreno, o espaço no térreo recebeu um revestimento cimentício no piso que facilita a manutenção e permite diferentes tipos de atividades. Esse mesmo acabamento cobre a base do banco em L – com estofado e almofadas verdes, ele se funde às plantas e assim seu volume fica suavizado. As espécies ficam concentradas em dois pontos: um canteiro estreito com bambus bem altos que chegam até a cobertura, e outro canteiro (em L) que delimita os contornos do ambiente externo.

 

Além de uma árvore de pequeno porte, ali estão samambaias e outras plantas rasteiras formando uma composição rica em texturas, formatos e diferentes tons de verde.  E outro elemento importante para esse ar de “floresta particular” é a trepadeira que cobre a parede dos fundos sem deixar nenhum pedacinho do revestimento original à mostra.

 

Adoramos esse efeito, e você?

 

Rees Roberts