Se você costuma visitar brechós de móveis ou feiras de antiguidades, deve saber que muitas das peças expostas têm avarias, pinturas descascadas e às vezes até pedacinhos faltando. Mas nem sempre isso é motivo para se intimidar, hein? Quando a madeira é realmente boa e está livre de cupins, uma reforma pode prolongar o tempo de vida do móvel – e é bem capaz de você conseguir fazer isso gastando menos do que se fosse comprar em uma loja convencional.

 

Para te inspirar, vamos mostrar uma história com final feliz. A blogueira americana Samantha Pattillo encontrou um buffet antigo em um bazar de itens usados. Apesar de alguns danos visíveis, ela conseguiu enxergar também muito potencial – além do que, o móvel saiu por apenas 45 dólares!!! Uma bela pechincha e de quebra um projeto para extravasar a criatividade.

 

 

A transformação começou com a remoção do verniz original, feita com produtos especiais (pois a designer não queria lixar muito a peça). O passo seguinte foi cobrir buracos e quinas lascadas com uma massa comprada pronta – aqui no Brasil os marceneiros costumam fazer uma massa caseira usando serragem fina da própria madeira + cola branca ou seladora. Depois veio a parte divertida, definir o desenho e pintar!

 

No blog da Samantha ela ensinou um truque para decidir a estampa e ter uma ideia se vai ficar legal antes de gastar a tinta: tire uma foto retinha do móvel e imprima algumas cópias. Sobre elas, faça testes com o desenho pretendido, assim você terá uma noção de escala e do resultado final. Com tudo definido, a designer repassou a estampa para a madeira usando fita crepe para facilitar a marcação e depois riscou as linhas com um lápis forte. Algumas horas de pintura e muito trabalho depois, olha só como o buffet ficou. (Veja todas as etapas AQUI).

 

Samantha Pattillo.com