Tenho certeza que você já deve ter tido dúvidas de como ocupar o espaço da cozinha e mantê-la organizada ao mesmo tempo, né? Ta aí uma questão que muitos se identificam, já que cada vez mais esse cômodo tão essencial vem sendo espremido nas plantas e disposto no estilo cozinha-corredor. Com isso, surge a necessidade de otimizar cada cantinho para que nenhum utensílio fique sem seu lugar de direito!

 

Pois a Blum, empresa especializada em ferragens, sistemas de movimento e armazenamento de móveis, descobriu depois de muito estudo que é possível economizar, em 20 anos, 25% do que se andaria no espaço caso a distribuição fosse aleatória. Assim surgiu a Dynamic Space, método que soluciona esse dilema com a setorização do cômodo por áreas de trabalho. A Marel Móveis Planejados, parceira da Blum, possui toda essa tecnologia em seus produtos e te conta como ter uma cozinha otimizada:

 

Decoração de:

 

GARANTA ESPAÇO PARA A DESPENSA

Nesses armários são estocados os bens de consumo,ou seja, alimentos perecíveis fechados e que são continuamente repostos. São ingredientes utilizados para a preparação das refeições, que precisam ser armazenados com cuidado, longe da umidade e do calor excessivo, para que não estraguem ou percam suas qualidades.

 

Decoração de: Decoração de:

 

ARMAZENAR É PRECISO!

Quem não gosta de ter todos os utensílios de cozinha sempre à mão, separados e organizados dentro das gavetas? Peças usadas diariamente, como talheres, xícaras, copos, e tupperware merecem ficar perto da pia, nos armários inferiores, mais acessíveis do que os superiores. Assim você encurta os percursos ao retirar as louças da máquina de lavar e guardá-las dentro dos armários.

 

Decoração de: Decoração de:

 

AO REDOR DA PIA

No centro do "Setor Molhado" encontram-se a lava-louças e a cuba da pia com o armário localizado logo abaixo. Esse armário inferior pode acomodar perfeitamente os coletores de restos para a separação de recicláveis e os produtos e utensílios de limpeza. Com extensões embaixo da pia, pode-se ganhar um espaço precioso para essas funções.

 

Decoração de: Decoração de: Decoração de:

 

MÃO NA MASSA!

Dentro das gavetas próximas ao fogão devem ser acomodados os utensílios necessários para a preparação de alimentos. Temperos e embalagens abertas, frequentemente utilizadas durante o preparo, também têm lugar garantido nesse setor, assim como os talheres de auxílio, eletrodomésticos diversos, tábuas de carne, vinagre, óleo… Isso significa que esse espaço é utilizado diariamente e deve ser de fácil alcance, como nesse móvel planejado pela Marel

 

Decoração de: Decoração de:

 

NO CORAÇÃO DA COZINHA

Este setor é certamente o coração de toda cozinha, agrupando fogão, forno, microondas e coifa. Os itens necessários para cozinhar e assar, como panelas, frigideiras e talheres de auxílio devem ser guardados aqui, além de louças especiais para forno, assadeiras e refratários.

 

Decoração de:

Fotos: Miguel Viegas/ loja Marel São Luís - MA