Estavam com saudades da coluna da paisagista Juliana Freitas? Hoje ela vem compartilhar com a gente seu encanto pelas calçadas chilenas:

 

Eu moro em São Paulo e vendo o trânsito completamente parado eu penso – e acho que todos pensam – vou andar mais a pé… É isso!! Afinal eu gosto de caminhar, faz bem à saúde e ainda vou contribuir para a redução da poluição do ar. Como moro numa cidade que definitivamente não foi projetada ou planejada e cresce desordenada, eu tenho tentado resolver por onde ando… Ou não ando?

 

Como comparativo, estive em Santiago do Chile no mês passado e fiquei encantada com as calçadas que são verdadeiros jardins. Os caminhos são agradáveis, limpos, com pisos adequados, iluminação, acessibilidade… Com tudo isso só poderiam ser chamadas de passeios públicos!

 

Decoração de: Decoração de: calçada ampla; Casa de ValentinaDecoração de: Decoração de:

 

E no que diz respeito à vegetação das calçadas paulistas, as árvores na grande maioria são inadequadas para a situação onde foram plantadas. Normalmente são de grande porte e alcançam a fiação, têm raízes superficiais e destroem os pisos, ou então têm grandes frutos que caem e machucam o pedestre.

 

Decoração de: Decoração de:

 

A minha contribuição aqui na coluna é de sugerir espécies adequadas para o plantio, o que já melhoraria uma parte significativa do problema. Aqui estão elas:

 

Decoração de: Decoração de: Decoração de: Decoração de: Decoração de:

Juliana Freitas | Reprodução