Um dos maiores desafios na hora de projetar e decorar uma casa – ainda mais aquelas com metragem reduzida – é saber aproveitar os cantos ociosos, não é verdade? Para fazer com que cada espacinho ganhe uma nova função basta uma boa dose de planejamento e criatividade! Quer saber mais? Perguntamos à arquiteta Adriana Ciliprandi Lopes, da Marel Móveis Planejados, algumas diquinhas infalíveis!

 

Decoração de: Detalhes; papel de parede adamascado; Casa de Valentina

 

Os cantinhos esquecidos podem ganhar nova utilidade com a instalação de armários, gaveteiros, estantes e aparadores. Além disso, alguns truques simples costumam funcionar super bem nessas situações, como explica Adriana:

 

"Nos quartos a melhor maneira de aproveitá-los é optar por um roupeiro em forma de L, mas tudo depende da distribuição do ambiente, aberturas e espaços disponíveis. Em imóveis pequenos, todos os lugares merecem atenção, por isso os espelhos são muito bem vindos sempre! Outro elemento importante é a iluminação que dá o toque final ao projeto".

 

Decoração de: Quarto de casal; amário de canto cinza; Casa de ValentinaDecoração de: Corredor; espelho veneziano; Casa de Valentina

 

Há ainda outras formas de aproveitar o espaço por completo, como por exemplo, dando múltiplas funções a um móvel. Neste loft, a divisória entre a cozinha e o quarto faz as vezes de mesa, estante e encosto para o sofá. Amei a ideia!

 

Já no home office a solução encontrada é parecida com a da bancada de estudos que mostramos anteriormente: a mesa de trabalho também se sobrepõe ao móvel lateral, formando uma bancada em L, deixando o ambiente mais funcional.

 

Decoração de: Sala de estar; Sofá preto; Casa de ValentinaDecoração de: Cozinha integrada; cozinha compacta; Casa de ValentinaDecoração de: home office; mesa amarela; Casa de Valentina

Divulgação | Marcelo Stammer | Miguel Viégas