Não é de agora que o bambu é utilizado na arquitetura e na decoração. Por sua resistência e pelo rápido crescimento, o material tem um passado milenar e fez parte da própria evolução da construção civil, principalmente na Ásia. E dá para entender o motivo: enquanto a madeira era pesada, de difícil manuseio e bem mais complicada de extrair, o bambu é leve, longo, flexível e fácil de transportar. Ou seja, perfeito para que os nossos ancestrais construíssem abrigos imediatos para se proteger do clima severo.

 

Atualmente aliado a diversas tecnologias inovadoras de produção, a matéria-prima multiplica suas formas de aplicação, podendo ser usada em estruturas completas, revestimentos de parede, coberturas de pergolados, em forma de pastilhas ou assoalho… isso sem falar no mobiliário, é claro. Basicamente ele faz tudo o que a madeira faz, mas de um jeito mais ecológico.

VERSÁTIL E SUSTENTÁVEL, O BAMBU PODE SUBSTITUIR A MADEIRA NO FUTURO

É que uma plantação de bambu nunca para de crescer, pois os cortes são seletivos. Além disso, a espécie não prejudica o solo — muito pelo contrário, ela ajuda a combater a erosão e a regenerar as bacias hidrográficas. Com tantas vantagens, é difícil não se render, mas ainda tem mais uma: a função estética. Veja abaixo algumas possibilidades de aplicação e comprove.

 

Na arquitetura

Pouca gente sabe, mas dependendo da situação, o material pode até substituir o uso da madeira, do aço ou do concreto – pode virar pilar, viga, telha, dreno, piso… a versatilidade é imensa. Outro ponto positivo é a leveza, já que em terrenos de difícil acesso ele pode ser transportado com mais facilidade até o local de implantação da casa. Só é preciso ficar atento a um detalhe: para que o bambu dure tanto quanto a madeira de lei, ele deve ser tratado adequadamente, de acordo com as orientações do fornecedor.

 

 

Nos detalhes

Como já citamos, a tecnologia ou mesmo a evolução das técnicas artesanais permitiram que a matéria-prima se transformasse em produtos dos mais variados. Cortinas delicadas de fibra que filtram a luz sem bloquear totalmente a vista e luminárias trabalhadas com tramas abertas são apenas alguns dos exemplos. Mas ele também pode ser aplicado em portas de armários, tapetes, cestos decorativos, tecidos de fibra…

 

 

Nos móveis

Poltronas, mesas e cadeiras de fibra natural costumam ser usadas em áreas externas, certo? Mas isso não significa que elas precisem se limitar apenas a espaços abertos ou de lazer. Introduzir um móvel artesanal em uma composição contemporânea na sala de estar pode ser uma jogada bacana para quebrar a rigidez do ambiente e misturar estilos com bom gosto. Se a decoração for pautada por tons neutros, melhor ainda, pois assim a textura das fibras acrescenta interesse ao todo.

 

Pedro Vannucchi | Arquitetura e Construção | Casa e Construção | Bodie and Fou | Casa dos Outros