O clima rústico e bucólico da Provença, no sudeste da França, inspira muitos românticos pelos quatro cantos do mundo – inclusive quando o assunto é decoração. Trazer a alma dos chalés campestres e do modo de vida simples da região para os lares metropolitanos é um desejo comum, mas realizá-lo sem exageros é essencial. Quer descobrir um pouco mais sobre o décor provençal e aprender a usá-lo de uma maneira moderna?  Então vem com a gente!

 

Decoração de: Varanda; cadeira dobrável azul; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar; vigas aparentes; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar; cadeira medalhão cinza; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar; cortina romana; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar; almofadas estampadas; Casa de Valentina

 

Essa linha de decoração surgiu com o propósito de levar o estilo da corte da época para as casas do campo. Os artesãos reproduziam o desenho dos móveis com madeiras de pouca qualidade que muitas vezes apresentavam irregularidades. Por isso, eles inventaram uma técnica de revestimento – o gessocré – que cobria qualquer buraquinho, mas que não era muito resistente. Assim, nasceu o visual envelhecido que criamos hoje com a pátina!

 

Tem quem ache o estilo provençal feminino demais, mas esse é um mito que pretendemos quebrar aqui. Existe sim uma proposta mais romântica, que abusa das estampas florais, dos ambientes brancos e dos arranjos de lavanda, mas é possível chegar a um resultado menos rebuscado – mas igualmente acolhedor e confortável – escolhendo outros recursos para tal. A dica é buscar como principal referência a rusticidade e abusar das texturas naturais e das cores mais quentes, trazendo a tona a sensação singela das casas rurais e suas paredes de pedra e teto de madeira.

 

Decoração de: Cozinha; vaso azul.  Casa de ValentinaDecoração de: Cozinha; armário azul; Casa de ValentinaDecoração de: Copa; cristaleira rústica; Casa de ValentinaDecoração de: Decoração de: Sala de jantar; mesa de madeira rústica; Casa de Valentina

 

Outra dica bacana, super em alta hoje em dia e que se relaciona muito bem com a decoração provençal, é apostar em uma proposta High-low, ou seja, misturar em um mesmo ambiente, elementos rústicos a outros mais refinados. Combine um móvel desgastado, por exemplo, com um candelabro pendente e terá o estilo em sua essência! Charmosos, lindo e sem pesar.

 

Decoração de: Quarto de solteiro; cortina estampada; Casa de ValentinaDecoração de: Quarto de casal; cabeceira de portas antigas;  Casa de ValentinaDecoração de: Quarto de casal; almofada azul e branca;  Casa de ValentinaDecoração de: Quarto de casal; cabeceira vintage; Casa de ValentinaDecoração de:

Pinterest | El Mueble |