Carroça CiganaNem me pergunte como eu vim parar nesse tema. Estava dormindo com o Bento e acordei com essa ideia na cabeça, dai vim aqui na net preparar o post.

Sempre tive MUITA curiosidade sobre o povo cigano. O fato de navegarem sem destino final sempre me causou uma inquietação estranha. Admito que sempre tive uma dificuldade em entender tamanho desapego, uma certa dificuldade e uma certa ponta invejinha. Mas hoje, me resta só a inveja rsss Sério, acho uma liberdade sem fim flanar pelo mundo sabendo que não há a necessidade de se estabelecer. Ok, daí você vai me falar: e os amigos, e a família, vai viver do que? Não estou falando que é a vida perfeita, só estou dizendo que, ao menos nesses últimos dias, eu sinto uma invejinha desse descompromisso, desse “viver cada dia” e ponto final.

Bom, mas vou deixar de divagação. Quero falar de uma coisa interessante que li sobre os ciganos. Não existe uma história definida ou descoberta desse povo. Aparentemente estudos antropológicos, etnográficos, linguísticos e de DNA levam a crer que vieram da Índia, mas por que saíram de lá não se sabe ao certo. Li que podem ter saido por invasões mongólicas ou dos árabes, conjugadas com algum período de longa seca ou chuva, mas não achei nada conclusivo. Você vê, até nisso eles são desprendidos, não se preocuparam em deixar registrado seu passado.

Enfim, o intuito do post é mesmo mostrar para vocês algumas carroças ciganas. A ideia de ter uma casa em rodas, não fixar-se a nenhum lugar e ter a flexibilidade de exercer seu trabalho em qualquer canto do mundo é um discurso tão, mas tão atual que acho incrível só ter me dado conta agora que milhares de pessoas vivem desta maneira há séculos e eu nem tinha parado para enxergar isso com esse olhar.

Achei algumas imagens de famílias ciganas que me tocaram. Imagina como era a vida dessas crianças, país e avós. A convivência dentro da carroça, como se organizavam…

Carroça Cigana Carroça Cigana Carroça Cigana Carroça Cigana

E aqui algumas plantas de carroças típicas da época.

Carroça Cigana   Carroça Cigana

Lembrei também do livro “The New Gypsies” que mostra a vida e a dinâmica de homens, mulheres e crianças que vivem exatamente nessas condições (carroças puxadas por cavalos) e que não necessariamente são descendentes de ciganos, mas que optaram por levar exatamente essa vida.

The New GipsyThe New Gipsy The New GipsyThe New Gipsy The New Gipsy The New Gipsy The New GipsyThe New Gipsy The New Gipsy The New GipsyThe New Gipsy

E por fim, algumas carroças bem típicas. Coloridas, enfeitadas e super características.

Carroça Cigana Gypsy Wagon Carroça Cigana Gypsy Wagon Carroça Cigana Gypsy Wagon Carroça Cigana Gypsy Wagon Carroça Cigana Gypsy Wagon Carroça Cigana Gypsy Wagon Carroça Cigana Gypsy Wagon Carroça Cigana Gypsy Wagon Carroça Cigana Gypsy WagonCarroça Cigana Gypsy Wagon