05 2014

Arquitetura Dentro E Fora

16 maio, 2014 |

Arquitetos, os donos desse apartamento em São Paulo foram conquistados pelo estilo modernista do edifício idealizado por João Kon. André Weigand e Mariana Teixeira Weigand, que são casados e sócios de Olegário Vasconcelos no escritório a:m studio de arquitetura, aplicaram na decoração alguns dos conceitos que utilizam nos projetos que assinam, como ambientes conectados, farta iluminação natural e materiais brutos à mostra. A reforma foi intensa e a maioria dos revestimentos foi substituída ou restaurada, até que os cômodos se alinhassem às expectativas e desejos dos moradores.

COM AMPLAS JANELAS E ARQUITETURA MODERNISTA, O APARTAMENTO FAZ DE SÃO PAULO PARTE DA DECORAÇÃO

A estrutura original do prédio favorecia a integração total, já que só existia um pilar de sustentação no centro da planta. Com liberdade para demolir paredes, os arquitetos removeram as divisões entre sala de estar e cozinha, além de reduzirem um dos dormitórios para que a mesa de jantar fosse mais bem acomodada. A lavanderia, que costumava ser isolada, agora também faz parte do amplo espaço principal, agregando mais uma janela ao cenário. Dessa forma, é possível apreciar a cidade por dois ângulos diferentes, de um lado o centro de São Paulo e do outro o bairro do Higienópolis.

 

Seguindo a estética da arquitetura, o casal manteve a viga da cozinha com acabamento descascado, além de criar um volume horizontal de concreto aparente que funciona como rack para os aparelhos eletrônicos. Ali, ao invés de uma televisão convencional foi usado um projetor que faz da parede branca um imenso telão. A marcenaria também foi desenhada pelos proprietários, assim como alguns móveis, como a cama da suíte com dossel ou a porta de entrada ripada.

 

Fugindo do padrão, o apê não possui forro de gesso e todas as portas internas vão até o teto. Para valorizar a história do edifício, mesmo os materiais novos remetem ao passado, como o granilite aplicado na cozinha e área de serviço. Todos esses elementos ganham vida com os objetos e obras de arte reunidos pelo casal, estampando histórias pelas paredes e sobre as peças. Com um legítimo open space, o apartamento traz para dentro a beleza controversa da metrópole.

 

Fotos por Carolina Vargas

 

QUER ENVIAR SEUS PROJETOS PARA O CASA DE VALENTINA? É FÁCIL, CLIQUE AQUI E PREENCHA O FORMULÁRIO INICIAL.

null